quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Comportamento do Condômino

Meu nome é Paulo e você está no Área Comum.

Os temas deste blog são relacionados ao dia a dia de um condomínio tanto na visão dos condôminos e dos gestores de condomínios. Ele replica o conteúdo do podcast Área  Conum Condomínios.

Nesta postagem vamos falar da vida em condomínio, mais precisamente sobre algumas atitudes e iniciativas do Condômino para com o corpo diretivo e as regras do condomínio. 

Antes de entrar no assunto, gostaria de falar bem brevemente as razões que levam a pessoa a escolher um condomínio. 

Já refletiu por que morar em condomínio?

Segundo algumas pesquisas e sites de venda de imóveis, geralmente as pessoas procuram as seguintes qualidades:

Segurança, Lazer, praticidade, facilidade, privacidade, economia, valorização e entre outras coisas que podem melhorar a qualidade de vida.

Ok, agora vamos ao assunto proposto:

Fui morar em um condomínio, e agora, por onde começo?

Em posse dos documentos e as chaves do imóvel, é a hora de atualizar o cadastro da unidade na administradora ou na administração do condomínio.

Feito isso, é de suma importância ler alguns documentos:
Geralmente terá dois documentos principais para ler e aprender sobre o condomínio que vai morar, são eles, Convenção ou Estatuto e Regimento Interno. 
No caso de horizontais com terrenos para construir, além do Estatuto, ainda existe o Regulamento de Obras. 

No caso de associações, sim , muitos condomínios horizontais não são condomínios de fato, não são condomínios edilícios, são associações ou sociedades, e estes possuem um estatuto, que de certo modo faz as vezes da convenção, do bem conhecido condomínio vertical. 

Se informe sobre as regras do condomínio em que foi morar. 
Viu um, viu todos?
Não, existem particularidades, fique atento a elas.

Além desses documentos ainda tem as regras criadas nas assembleias durante a vida do condomínio. 
Procure ler, veja se tem um compilado. 

Depois da leitura, outro passo importante é conversar com o Síndico
Entenda como é administração, cada síndico morador tem um jeito de trabalhar em sua gestão, quais os projetos, as dificuldades e os pontos positivos e negativo desse síndico.

Lembre-se, o Síndico morador é uma pessoa que se disponibilizou/voluntariou para o cargo, e esse cara geralmente não fez curso preparatório para síndico. Pode ter um ou outro que sim, o que seria muito bom, afinal, fazemos cursos para tantas coisas, por que não para síndicos? O cargo requer muita responsabilidade, e o código Civil e convenção demonstram isso. 

Entenda uma coisa, o Síndico é seu parceiro, é ele que faz a gestão do local onde mora, mas infelizmente já ouvimos muitas críticas a síndicos, muitas vezes sem entender como as coisas ocorrem. Mas não esqueça do que disse antes, essa pessoa é um voluntário, e muitas vezes não tem muita noção de administração, e quer ajudar, fazer a parte dele ou dela. 

Participe da vida do condomínio
Se mantenha informado
Se interesse pelos projetos
Caso o condomínio tenha comissões, talvez ajudar em alguma delas ajuda o condomínio e também ajuda a você a cultivar um espirito participativo.

Leia o balancete, tire dúvidas com o síndico e conselho todos os meses, não deixe isso para uma assembleia, existem problemas em condomínios que poderiam ter sido resolvidos ou minimizados se houvesse interesse constante dos moradores. Muito melhor condôminos que estão atentos e que  mesmo que tenha um problema ele seja resolvidonou esclarecido imediatamente e não se arraste para um momento no futuro.

É isso por hoje.

Muito obrigado


Nenhum comentário:

Postar um comentário