Nesse post quero falar um pouco sobre algo recorrente que ouvimos nos condomínios, de que o síndico cuida apenas de uma coisa ou outra no condomínio, deixando algumas área, digamos que a desejar. Isso na maioria das vezes pode ocorrer de forma não deliberada, já que temos uma tendencia a fazer ou focar naquilo que nos sentimos mais a vontade, e isso pode perfeitamente ocorrer com o síndico de seu condomínio, essa pessoa que assumiu como síndico tem uma história de vida, e tende a buscar resolver ou melhorar as coisas de que mais tem conhecimento pata em uma segunda etapa cuidar dos outros assuntos.
O síndico deve ficar atento em todas as áreas de seu condomínio, e ter o cuidado de contratar especialistas nas áreas que tem menos ou nenhum conhecimento.
Um exemplo é de uma pessoa que está síndico e é da área de comunicação, essa pessoa provavelmente irá trabalhar para melhorar a comunicação de seu condomínio, sendo mais específico, se ela for especialista em redes sociais, tenha certeza que estas irão receber muitas melhorias, como um engenheiro dará mais atenção na estrutura e por ai vai.
O que o Síndico deve ter em mente é que é praticamente impossível dominar todas as áreas do condomínio, sendo muito importante a contratação de especialistas quando for necessário.
Como saber a hora de contratar um especialista?
Sabemos que não dá para sair contratando pessoas a torto e a direito para cada nova situação que aparece no seu condomínio, e que cada uma delas tem suas próprias particularidades, porém acredito que um medidor importante para saber a hora de recorrer a ajuda especializada é quando se depara com algo que é difícil prever seus desdobramentos, ou quando se imagina eles e é notório que está fora de sua área. Algumas coisas serão óbvias, como um furo em uma coluna do prédio feita por um instalador de ar condicionado, chame um engenheiro para avaliar e indicar o que deve ser feito no local para evitar problemas futuros.Troca de válvula de pressão, chama o Zelador do prédio? Tem que pensar que a válvula, como o nome já diz, regula a pressão nas tubulações do condomínio, quais os desdobramentos de uma pressão mal regulada, rompimento de tubulações? água que não chega aos apartamentos como deveria ou não chega? diminuição da vida útil do equipamento? Difícil saber, então chame alguém especialista no assunto, evite a economia que sai caro.
Quando um síndico for suceder o outro, o importante é que existe uma real troca de bastão, e que conheça o trabalho do outro e que de continuidade em tudo o que era bom da gestão anterior.